Você está aqui

Publicado em: 23/06/2017

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: onde encontrar informações recentes sobre o tema?

imprimirimprimirenviar por e-mailenviar por e-mail
  • Facebook

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizada no Rio de Janeiro, em junho de 2012, teve início um complexo processo de negociações, que se estendeu até agosto de 2015, por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Nesse período, foram definidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais sucedem e atualizam os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e passam a orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional até 2030.  Para a Saúde e o Bem-Estar (ODS 3) os países estabeleceram a necessidade de garantir vida saudável e bem-estar a todos em todas as idades. 

O que tem sido feito desde então? Os países estão realmente trabalhando para a concretização das metas previstas? Onde buscar informações sobre a implantação dos ODS no mundo? Que resultados já foram obtidos com relação à saúde e o bem-estar das populações?

A Revista Radis (edição 177), traz uma análise feita  pelo diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS) da Fundação Oswaldo Cruz, Paulo Buss, sobre os ODS e suas aplicações na região Sul-Americana. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) mantém, por meio da sua Divisão de Desenvolvimento Sustentável (DSD), uma plataforma (Sustainable Development knowledge plataform) voltada unicamente para a disseminação de conhecimentos e monitoramento de todos os aspectos referentes ao assunto, inclusive aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

No que diz respeito à saúde, sem perder de vista sua estreita relação dos demais temas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) também mantêm portais próprios para difundir informações  técnico-cientíticas, infográficos  e ações relacionadas ODS.

Além disso, a OMS também lançou recentemente um boletim eletrônico mensal para divulgar principalmente artigos científicos e publicações editadas pela Organização, organizados por linhas de ação específicas,  metas e objetivos dos ODS; além de obras de interesse regionais e nacionais. Para receber a publicação, clique em: http://eepurl.com/cGBbov.

Comentar