Você está aqui

Publicado em: 27/01/2016

OPAS organiza evento para promover a alimentação saudável e sustentável

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

A Representação no Brasil da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) realizou nesta segunda-feira (25) o evento “Café com Saúde”, a primeira de uma série de iniciativas para promover a alimentação saudável e sustentável. Tendo em vista que nesta data se lembra todo mês o Dia Laranja pelo fim da violência contra as mulheres e meninas, a equipe da Opas se reuniu para um café da manhã vestindo roupas alaranjadas. A consultora nacional de nutrição da Opas/OMS, Alice Medeiros, aproveitou a ocasião para ressaltar a importância dos alimentos com betacaroteno, pigmento carotenoide presente em legumes e frutas como cenoura, abóbora, manga, mamão e laranja.

Durante o evento, Alice Medeiros explicou que alimentos in natura ou minimamente processados são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável.

“Alimentos in natura são aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e adquiridos para consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza, como folhas e frutos ou ovos e leite. Alimentos minimamente processados são alimentos in natura que foram submetidos a alterações mínimas, a exemplo dos grãos secos polidos ou moídos na forma de farinhas, cortes de carne resfriados ou congelados e leite pasteurizado”, afirmou Alice.

Já os alimentos processados (queijo, pães, geleias, frutas em calda) devem ser consumidos em pequenas quantidades e como ingredientes ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados. “Os alimentos processados são produtos relativamente simples, fabricados essencialmente com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário como óleo, a um alimento in natura ou minimamente processado”.

Outro hábito essencial é evitar os alimentos ultraprocessados, que estão fortemente associados a sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Entre eles, estão vários tipos de biscoitos, sorvetes, misturas para bolo, barras de cereal, sopas, macarrão e temperos “instantâneos”, salgadinhos “de pacote”, refrescos e refrigerantes, iogurtes e bebidas lácteas adoçadas e aromatizadas.

Alimentação saudável e sustentável

Para economizar na compra de legumes, verduras e frutas, uma opção é levar para casa variedades que estão na época de colheita. “Isso garante produtos mais frescos e saborosos, de menor preço e maior qualidade”, diz Alice. Outra dica é adquirir esses alimentos em locais onde há menos intermediários entre o agricultor e o consumidor final, como feiras e grupos coletivos de compras.

Mais informações sobre alimentação saudável e sustentável podem ser lidas no “Guia alimentar para a população brasileira” e no estudo “Alimentos y bebidas ultraprocesados en América Latina: tendencias, efecto sobre la obesidad e implicaciones para las políticas públicas” (disponível em espanhol e inglês).

Violência

Funcionárias e funcionários da Opas se vestiram de laranja para marcar a adesão da agência internacional à iniciativa da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) “Torne o Mundo Laranja”, que simboliza um futuro de esperança para mulheres e meninas.

De acordo com o documento da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde “Violencia contra las mujeres y violencia contra los niños y las niñas: Áreas clave de la OPS/OMS para la acción”, além das altas taxas de mortalidade, a violência contra a mulher contribui com altos índices de morbidade, sejam lesões físicas ou outras consequências à saúde em longo prazo. As diferentes formas de violência contra mulheres e meninas podem resultar em implicações à saúde mental, como depressão, ideias suicidas ou abuso de substâncias. Mulheres e meninas podem ainda sofrer agravos à saúde sexual e reprodutiva, como a contração de doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez não desejada/precoce.

Fotos/Ilustrações: 

Opas

5 Comentários

A gente se alimentar bem é

A gente se alimentar bem é mesmo essencial para uma vida boa e saudável,e realmente nós temos que aproveitar a época de colheita e levar variedades de frutas e legumes para casa,pois com isso conseguimos comprar alimentos bons frescos e com um ótimo preço mesmo,obrigado pelas dicas vou colocar em prática no dia a dia.

Páginas