Você está aqui

Publicado em: 25/03/2024

Opas pede que as Américas adotem tecnologias e tratamentos inovadores para eliminar a tuberculose

imprimirimprimir 
  • Facebook
Opas/OMS

Às vésperas do Dia Mundial da Tuberculose, que ocorre em 24 de março, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) faz um apelo para intensificar a luta contra esta doença evitável e curável. A tuberculose ou TB é a principal causa de morte por um único agente infeccioso em todo o mundo, superada apenas pela Covid-19.

Nas Américas, cerca de 325 mil pessoas adoeceram de tuberculose em 2023 e 35 mil morreram da doença, de acordo com o Relatório Global sobre Tuberculose da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estes números representam um aumento de 14% e 41%, respetivamente, face a 2015, aumento agravado pela pandemia. Além disso, cerca de 83 mil pessoas não foram diagnosticadas e não foram tratadas.

“É hora de redobrarmos nossos esforços e trabalharmos para um futuro em que a tuberculose não seja mais uma ameaça à saúde pública”, disse o Jarbas Barbosa, diretor da Opas. “Os países das Américas comprometeram-se com a eliminação da TB e temos novas tecnologias e estratégias que nos aproximam de tornar esta visão uma realidade”, sublinhou.

Entre os avanços que podem ajudar os países a eliminar a tuberculose até 2030, o Jarbas Barbosa destacou os equipamentos de radiografia auxiliados por inteligência artificial para triagem de tuberculose ativa na comunidade, testes moleculares rápidos para detectar a doença no primeiro nível de atendimento e tratamentos totalmente orais e mais curtos.

 

Além disso, o diretor da OPAS enfatizou a importância de intensificar o investimento, a colaboração multissetorial e a adoção das últimas recomendações da OMS para reverter a tendência de aumento dos casos de tuberculose.

A carga da TB varia substancialmente entre os países da região. Em 2022, enquanto três países tinham alta incidência de TB, com mais de 100 casos por 100 mil habitantes, 14 países e territórios conseguiram reduzir a incidência a níveis baixos, especialmente na região do Caribe, e alguns estão próximos do limiar de eliminação da doença.

“Apesar do forte impacto da pandemia e da grande heterogeneidade na incidência da tuberculose, as Américas estão numa posição única para se tornar a primeira região do mundo a eliminar a TB”, disse o Sylvain Aldighieri, diretor do departamento de Prevenção, Controle e Eliminação de Doenças Transmissíveis da OPAS. Aldighieri enfatizou que a Iniciativa de Eliminação de Doenças, da Organização, que foi relançada em setembro de 2023 e aborda a TB como fundamental para atingir essa meta.

A OPAS trabalha em parceria com os países das Américas para acabar com a TB e garantir o acesso equitativo aos serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Para marcar o Dia Mundial da TB, a Opas realizará um evento de alto nível no dia 25 de março, às 12h30, horário de Brasília, onde líderes, representantes da sociedade civil e especialistas em saúde da região discutirão as oportunidades e os desafios para a eliminação da TB nas Américas

 

 

OMS lança novas orientações sobre a utilização de testes de sequenciação de próxima geração direcionados para o diagnóstico da TB resistente aos medicamentos e um novo portal de sequenciação

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de publicar recomendações sobre o uso de uma nova classe de tecnologias de diagnóstico: testes direcionados de sequenciamento de próxima geração (NGS) para o diagnóstico de tuberculose resistente a medicamentos (TB) na terceira edição das Diretrizes  Consolidadas sobre tuberculose. Módulo 3: Diagnóstico . Diagnóstico rápido para detecção de tuberculose. As recomendações proporcionam uma nova abordagem para a detecção rápida da resistência aos novos medicamentos anti-TB, utilizando as tecnologias mais recentes.

“As opções de diagnóstico para pessoas com TB resistente a medicamentos estão a aumentar graças ao envolvimento dos fabricantes e à investigação, gerando novas evidências. Garantir que todas as pessoas necessitadas possam obter um diagnóstico rápido e preciso com as mais recentes tecnologias de ponta contribuirá para avançar nos esforços para prevenir e finalmente acabar com a TB”,  afirmou a Dra. Tereza Kasaeva, Diretora do Programa Global de TB da OMS.

As directrizes são acompanhadas por um  manual operacional da OMS , que fornece ao pessoal de laboratório, aos médicos e a outro pessoal clínico, bem como aos ministérios da saúde e aos parceiros técnicos, orientações detalhadas sobre a implementação das recomendações baseadas em evidências, incluindo actualizações recentes sobre testes NGS específicos. Descreve os testes recomendados pela OMS para o diagnóstico bacteriológico rápido da TB, incluindo procedimentos para os testes, algoritmos modelo e as etapas e processos necessários para implementar e ampliar novos testes para diagnosticar a TB e detectar resistência aos medicamentos anti-TB.

Para acompanhar as novas orientações, a OMS também lançou um novo  portal de sequenciação da TB  com mais de 56.000 sequências. O portal, desenvolvido em parceria com a FIND e a Unitaid, representa a mais avançada base de conhecimento sobre sequenciamento e fenotipagem para  Mycobacterium tuberculosis.  O portal inclui um painel que visualiza os dados utilizados no  catálogo de mutações da OMS  publicado em novembro de 2023. Uma função de pesquisa ajuda o usuário a visualizar as frequências de mutação e sua associação com a resistência aos medicamentos. O portal permite que os usuários baixem dados resumidos e carreguem novos dados. As sequências recém-carregadas com resultados fenotípicos de suscetibilidade a medicamentos correspondentes passam por processamento e análise automáticos. Como resultado, o portal é atualizado automaticamente à medida que novos dados são carregados. O  portal de sequenciação da TB da OMS  contribuirá enormemente para a nossa compreensão colectiva das mutações no  genoma do Mycobacterium tuberculosis  e da sua associação com a resistência aos medicamentos.