Você está aqui

Publicado em: 06/07/2016

RETS convida instituições brasileiras para pesquisa multicêntrica (Segunda Chamada)

imprimirimprimir 
  • Facebook
RETS

A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), atual Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS), anuncia nova chamada de instituições brasileiras para a realização de uma pesquisa multicêntrica internacional sobre a formação de trabalhadores técnicos em saúde em onze países da região das Américas.

O convite destina-se, sobretudo, às instituições que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), bem como às demais instituições brasileiras de ensino e pesquisa que possuam experiência com o objeto da pesquisa e atendam aos requisitos estabelecidos para a composição da fase nacional.

O ‘Formulário de interesse para participação na Pesquisa Multicêntrica’ deve ser preenchido pelas instituições e enviado até o dia 20 de julho.

Para participar, a instituição deve ter experiência de trabalho, pesquisa com outras instituições nacionais (outras Escolas formadoras ou Universidades, Ministério de Saúde, Ministério de Educação etc.); infraestrutura de apoio administrativo para dar suporte às atividades de pesquisa e comunicação nacional e internacional; e disponibilidade para absorver eventuais custos da pesquisa.

Podem participar desta chamada as instituições que contem com uma equipe de pesquisa capaz de desenvolver isoladamente ou em parceria com pesquisadores de outras instituições o estudo no âmbito nacional ou regional. No caso da formação de parcerias, as diferentes equipes devem trabalhar de forma articulada.

O projeto já está em andamento e possui coordenação nos seguintes estados da federação:

  • Região Nordeste (Bahia, Ceará, Paraíba e Maranhão)
  • Região Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo)
  • Região Sul (Rio Grande do Sul)
  • Região Centro-Oeste (Mato Grosso)

Deste modo, esta chamada pretende atingir prioritariamente os estados que estão sem representação institucional, com destaque para a Região Norte.

A pesquisa se enquadra no objetivo da RETS de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos que possam apoiar a elaboração de políticas, programas, planos e projetos de cooperação internacional, bem como fortalecer os sistemas nacionais de saúde. Além disso, busca, em alguma medida, retomar a própria origem da Rede, criada para tentar reverter o quadro negativo identificado na área de formação e trabalho dos técnicos em saúde por uma pesquisa multicêntrica, realizada em 1996, por instituições de 16 países das Américas, sob coordenação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS).

Os formulários devidamente preenchidos, bem como dúvidas sobre o procedimento ou sobre os documentos, devem ser enviados para o e-mail da RETS (rets@fiocruz.br), com cópia para o e-mail da Coordenação de Cooperação Internacional (CCI) da EPSJV/Fiocruz (cci@fiocruz.br).

 A partir da seleção e adesão ao projeto será necessária formalização de convênio entre as instituições participantes.

Esse estudo multicêntrico se baseia na metodologia e resultados do projeto MERCOSUL, uma pesquisa realizada em conjunto por instituições no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai. Leia mais sobre o tema:

2 Comentários

Considero apropriada a

Considero apropriada a discussão da atuação das escolas de saúde, visto que estou elaborado a tese de doutorado sobre a formação do Agente Indígena de Saúde.

Olá Alcilene, que maravilha!

Olá Alcilene, que maravilha! Você é muito bem vinda na Pesquisa e poderá contribuir muito com as análises sobre a formação dos técnicos em saúde na Região Norte! A realidade de formação e atuação dos Agentes Indígenas de Saúde nos interessa bastante. Abraços, Ingrid

Páginas