Você está aqui

Moçambique

Bandeira: 

Região: 

África

O Sistema de Saúde: 

O Sistema Nacional de Saúde de Moçambique diversos setores, são eles: público, comunitário e privado com e sem fins lucrativos. O primeiro é o maior prestador de serviços do país e se caracteriza pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). Ele se organiza em quatro níveis principais, de modo hierárquico:

  • Nível I | É onde se implementa a estratégia de Cuidados de Saúde Primários (CSP);
  • Nível II | Referência para as condições clínicas que não têm resposta na atenção primária, como, por exemplo, as complicações do parto, lesões, emergências médicas e cirúrgicas;
  • Nível lll e IV | Ações curativas mais especializadas e que orientam os níveis inferiores.

A política de saúde em vigor reconhece o papel da prestação privada de cuidados aos cidadãos, há iniciativas de contratação de serviços a Organizações Não Governamentais (ONGs) em curso. Existe ainda, embora inicial, o atendimento desse setor com fins não lucrativos – esta é feita essencialmente pelas ONGs estrangeiras e algumas entidades religiosas de comum acordo com o Ministério da Saúde (MISAU). Para completar essa estrutura em Moçambique, o nível da comunidade com destaque a medicina tradicional contribui e muito para o SNS. Estima-se que mais da metade da população do país procura e recebe cuidado desse tipo. Portanto, o Governo reconhece que há a necessidade de melhorar a colaboração com esse nível que, no contexto social, pode ser a única fonte de cuidados de saúde. Para isso, foi criado, em 2007, o Instituto de Medicina Tradicional (IMT) subordinado ao MISAU.

Apresentação dos principais resultados da Ilha de Moçambique em comparação com os valores nacionais (de acordo com os RDH de 2004 e 2010)

Índices de Moçambique de acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 2010:

 

 

 

O Sistema de Educação: 

Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano 2010.