Você está aqui

Revista RETS nº 2

O desenvolvimento de mecanismos que facilitem a produção e disseminação de informações entre os integrantes da RETS, favorecendo o compartilhamento de conhecimentos e estudos, é uma das principais estratégias para fortalecer a área de formação de técnicos em saúde.

Desde sua criação, um dos objetivos da RETS é contribuir para a consolidação de suas instituições membros, por meio da promoção da articulação entre elas e da consequente ampliação da troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e cooperação técnica. Nesse sentido, a página eletrônica da RETS, a ser inaugurada em breve, e a publicação desta revista assumem um papel fundamental.

Com o propósito de aprimorar cada vez mais esses produtos, potencializando seus usos, introduzimos, já nesta edição da revista, algumas novidades. A primeira é a divulgação, sempre que possível, do ‘Leia mais’, com a relação das fontes utilizadas para a redação das matérias, de forma que nossos leitores possam aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre os temas abordados. A segunda, ainda de forma incipiente, é o trabalho colaborativo com profissionais de comunicação das instituições parceiras, seja no envio de notícias, na sugestão de pautas que reflitam necessidades e interesses relativos à educação de técnicos, ou no apoio para a apuração jornalística em seus locais de atuação.

Por fim, vale ressaltar, neste segundo número da revista da RETS, nosso esforço para trazer experiências antigas, como a das Escolas Politécnicas de Saúde em Cuba, ou mais atuais, como a dos cursos de tecnologias da saúde, implementados na Costa Rica, no Uruguai e em Portugal, por considerarmos que tais trajetórias podem ser de utilidade aos esforços desenvolvidos por outros países. Também merece destaque a entrevista com a diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Mirta Roses Periago, na qual ela aborda importantes questões ligadas à formação e ao trabalho dos técnicos em saúde nas Américas e em outras regiões.

Esperamos, que esta iniciativa contribua para aproximar ainda mais os integrantes da RETS, incentivando uma participação cada vez mais ativa na elaboração das próximas edições da revista, até mesmo na forma de críticas e sugestões que possam enriquecer nosso trabalho.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2009

Arquivo: