Você está aqui

Revista RETS nº 3

Nesta terceira edição da Revista RETS, comemoramos com nossos leitores o lançamento do site da Rede (http://www.rets.epsjv.fiocruz.br), mais um passo importante para a consolidação dos processos de troca de experiências nas áreas de ensino, pesquisa e cooperação técnica, com vistas ao aprimoramento da área de educação de técnicos em saúde. Fazemos ainda um convite especial (página 5) às instituições-membros para a 2a Reunião Geral da RETS, a ser realizada no início de dezembro, no Rio de Janeiro, Brasil, lembrando que a participação de todos é fundamental para o sucesso da iniciativa e para a continuidade de nosso trabalho.  

A migração de trabalhadores da saúde e a Pedagogia das Competências são os temas de destaque na revista. Quais as causas e consequências da migração, interna ou para outros países, da força de trabalho em saúde? O que vem sendo feito para reduzir os efeitos negativos que a migração acarreta, especialmente para as populações mais vulneráveis? São algumas das questões apontadas, em nossa matéria de capa, pelo coordenador do Departamento de Recursos Humanos em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) e editor-chefe do periódico Human Resources for Health, Mário Roberto Dal Poz, e pela assessora de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Saúde da Afro/OMS Magda Awases.  

Na entrevista, por sua vez, o leitor saberá qual a opinião da educadora brasileira Marise Ramos, uma das maiores estudiosas no assunto, sobre o modelo das competências, que há cerca de 20 anos vem norteando a formação técnica por todo o mundo, e quais são os possíveis resultados da adoção acrítica dessa proposta para a saúde, para a educação e para a sociedade.    

Além disso, a revista apresenta o trabalho realizado pela Escola de Saúde do Chaco Boliviano ‘Tekove Katu’ na formação de profissionais indígenas de saúde, os quais, reunindo as visões clássica e tradicional da medicina, respeitando usos e costumes locais, e conhecendo a realidade, a vivência e a língua materna, sejam capazes de atender, de forma mais efetiva, as necessidades imediatas da população nativa.  

Por fim, a revista traz uma visão geral sobre o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (Pecs 2009-2012), aprovado no dia 15 de maio, com o objetivo de fortalecer os sistemas de saúde dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); volta a refletir sobre aspectos do último Relatório Mundial da Saúde relativos à  força de trabalho; e inicia, na seção ‘Glossário’, uma discussão sobre a polissemia do termo ‘Educação de técnicos em saúde’.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2009

Arquivo: