Você está aqui

Revista RETS nº13

Em dezembro de 2009, foi realizada, no Rio de Janeiro, a 2ª Reunião Geral da RETS, depois de sua reativação em 2005. Durante o encontro, mais de 50 representantes de instituições que integram a Rede traçaram um Plano de Trabalho e um Plano de Comunicação para o período 2010-2012 e duas sub-redes – a RETSCPLP e a RETS-Unasul – foram criadas. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), escolhida pelos participantes da reunião como Secretaria Executiva da Rede por mais três anos, reassumiu o compromisso de manter a rede ativa e de lutar pelo seu fortalecimento.

De lá para cá, dois anos se passaram. Chegou a hora de parar, avaliar o que foi feito e, se necessário, retraçar os rumos para que se cumpram os compromissos assumidos, bem como preparar as novas propostas a serem discutidas na próxima reunião geral da Rede, que deverá ser realizada em 2013. Esse foi o principal motivo que inspirou a elaboração dessa edição da Revista RETS. Mas não foi só isso.

A revista também se propõe a fazer uma breve retomada da história dessa iniciativa, que, de certa forma, começa em 1995, quando a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) volta suas atenções para a formação dos técnicos em saúde e, por meio de um amplo estudo, acaba trazendo à luz, um cenário bastante problemático. Certamente muita coisa mudou desde então, mas é sempre bom lembrar que ainda existem inúmeras questões a serem discutidas e problemas a serem solucionados. No mundo inteiro, ainda há muito que fazer para dar visibilidade aos trabalhadores técnicos da saúde e para melhorar sua formação e suas condições de trabalho, de forma que eles possam contribuir de forma mais efetiva para que os Sistemas Nacionais de Saúde possam atender as populações em todas as suas necessidades.

As recordações também se justificam pela necessidade de dar aos novos membros da Rede algumas referências importantes sobre ela e pela necessidade de fortalecer a participação dos membros mais antigos e dar permanência ao projeto que, mesmo diante de tantas dificuldades, tem conseguido impulsionar várias experiências de sucesso.

No caso das sub-redes, após dois anos de trabalho, também acreditamos que já é tempo de mostrar o que foi feito e fazer mudanças que permitam que as redes cumpram ainda com mais eficiência o importante papel que lhes foi delegado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Por fim, e de forma complementar, essa edição da revista também registra uma mudança importante na Secretaria Executiva da RETS, que funciona no âmbito da Coordenação de Cooperação Internacional da EPSJV/Fiocruz. Depois de sete anos à frente do trabalho, acumulando a coordenação do setor e da Secretaria Executiva, Anamaria Corbo passa a chefia da Coordenação para Grácia Maria de Miranda Gondim. Suas funções na Secretaria Executiva da RETS serão desempenhadas por Ana Beatriz de Noronha, que já era responsável pela área de comunicação da Rede.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2012

Arquivo: