Você está aqui

Publicado em: 27/09/2020

9º Seminário Virtual da RETS: A Covid-19 e a formação dos técnicos em saúde

imprimirimprimirenviar por e-mailenviar por e-mail
  • Facebook

Como a Pandemia de Covid-19 impactou no cotidiano das instituições de formação de técnicos em saúde? Quais foram e estão sendo os principais desafios enfrentados? Quais foram as principais mudanças que precisaram ser implantadas? Que estratégias político institucionais e pedagógicas sua instituição tem adotado para minimizar os problemas gerados pela pandemia? Quais as perspectivas para a formação dos técnicos em saúde no futuro próximo?

Para tentar responder essas e muitas outras perguntas com respeito à formação de técnicos em saúde durante e pós a pandemia causada pelo novo coronavírus que mudou o mundo a partir de dezembro de 2019, quando foi detectada na China, a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) organizou o seu 9º Seminário Virtual. 

O evento será realizado no dia 1 de outubro (próxima quinta-feira), das 9h30 às 12h (horário de Brasília). Acompanhe pela plataforma Zoom, com tradução simultânea (português/espanhol), ou pelo YouTube, com o áudio original. 

Conheça nossos palestrantes e participe!

  • Anakeila de Barros Stauffer

Diretora da EPSJV/Fiocruz, doutora em Educação, pedagoga e professora na educação pública há 24 anos. Até maio de 2015, trabalhou como professora-pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na qual atuou como professora na Educação de Jovens e Adultos (EJA), colaborando no processo de educação inclusiva. Na EPSJV, também foi coordenadora de Cooperação Internacional. Entre muitas outras atividades, foi coordenadora geral do curso de Especialização em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. De maio de 2015 até maio de 2017, foi professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

  • Bernardina Rosa de Souza

Médica pediatra, atua desde 2016 como diretora adjunta de formação no Ministério de Saúde de Moçambique, tendo, sob sua responsabilidade as áreas de formação de técnicos de saúde de nível médio, regularização de políticas na área de formação contínua do país, currículos do nível médio e gestao de formação de médicos especialistas, em coordenação com a ordem dos médicos de Moçambique. Além disso, é vice-presidente da Comissão Nacional de Residência Médica no país.

  • Gabriel Muntaabski

Especialista em Medicina de Família e Comunidade é coordenador do Programa Nacional de Capacitação em Enfermagem do Ministério da Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia da República da Argentina. Desde 1987, ocupou diversos cargos de direção nas áreas de Saúde, dentre os quais, o de diretor geral de Hospitais, o de subsecretário de Saúde da Cidade de Buenos Aires e o de responsável Nacional pelas Metas Regionais de Recursos Humanos em Saúde. Na área de Educação, foi chefe de Gabinete e chefe da Saúde do Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET).

  • Mário Maia-Matos

Licenciado em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Pós-graduado em Oncobiologia e Investigação Clínica, com Curso de Estudos Superiores em Didática das Ciências. Entre 2002 e 2009 trabalhou no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Santa Maria em Lisboa na área da Patologia Molecular, simultaneamente montou o Laboratório de Histologia Animal do Instituto de Medicina Molecular e colaborou em projetos de investigação em Oncologia, Virologia e Malária. Iniciou as suas funções como Professor da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2009. Atualmente é professor adjunto e pesquisador da ESTeSL, com especial interesse  em estratégias pedagógicas inovadoras promotoras do pensamento crítico. 

Veja como acompanhar o evento

Dia: 1 de outubro de 2020 (quinta-feira)

Horário:

  • das 9h30 às 12h (Brasília)

  • das 13h30 às 16h (Portugal)

  • das 14h30 às 17h (Moçambique)

Links de acesso:

5 Comentários

Páginas

Comentar