Você está aqui

Publicado em: 09/09/2016

EPSJV é redesignada Centro Colaborador da OMS

imprimirimprimir 
  • Facebook
RETS

No dia 29 de julho, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) foi redesignada como Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) para a Educação de Técnicos em Saúde. A criação dos Centros Colaboradores tem como objetivo a solidariedade, a cooperação e o fortalecimento das capacidades institucionais dos países na resposta às necessidades de saúde.

Com a parceria entre, pelo menos, 800 instituições em mais de 90 países, a OMS utiliza os Centros Colaboradores como um mecanismo de cooperação, de alto valor agregado, estabelecido junto a conceituadas instituições para:

  • apoiar a implantação e a execução de ações relacionadas às estratégias e objetivos da saúde, tanto em nível Regional, quanto Mundial;
  • reforçar a validade científica da saúde e fomentar o fortalecimento de capacidade institucional nos países e regiões.

Desde 2004, a EPSJV foi escolhida pela Direção Geral para integrar uma rede colaborativa internacional, para a realização de atividades técnicas e suporte aos programas da Organização. Visando a informação, educação e a pesquisa, a Escola coordena e desenvolve programas de ensino em áreas estratégicas para a Saúde Pública e para Ciência e Tecnologia em Saúde, incluindo serviços de laboratório. Para a instituição, tornar-se Centro Colaborador da OMS, permite maior visibilidade e reconhecimento pelas autoridades nacionais, chamando a atenção pública para as questões da saúde em que atuam. A parceria possibilita criar espaços para o intercâmbio de informações e de cooperação técnica com outras instituições, nacionais, regionais e internacionais.

Sob a direção de Paulo César Ribeiro e Geandro Pinheiro, o Centro Colaborador da EPSJV tem como objetivo auxiliar a Opas/OMS:

  • na melhoria da formação dos técnicos de saúde, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, bem como a estruturação de instituições de formação;
  • na produção, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa e divulgação de conhecimento sobre a formação e o trabalho dos técnicos de saúde;
  • no reforço das redes de instituições de formação técnica em saúde, aumentando a sua articulação através da coleta, análise e disseminação de informações técnico-científicas com ênfase na educação, saúde e trabalho.

Os centros colaboradores pan-americanos contam com a Opas/OMS e suas representações nos países, que têm atuado de modo sinérgico, catalisando esforços em prol da pesquisa e contribuindo na geração de conhecimento sobre prioridades locais e mundiais. A ampla capacidade instalada dos Centros Colaboradores da Opas/OMS no Brasil tem potencial de cooperar mais ativamente com a implementação da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde e da Política Nacional de Gestão de Tecnologia em Saúde. Nessa perspectiva, a Opas/OMS apoia na articulação dos planos de trabalho entre os seus parceiros e na catalisação de esforços, a fim de aperfeiçoar as capacidades de investigação existentes no país.

Para ser designado um Centro Colaborador da OMS, é preciso ser uma instituição, departamento, divisão ou laboratório dentro de uma instituição, além de ter trabalhado em parceria com a OMS com sucesso na realização das atividades planejadas em conjunto. A escolha é feita com base em um plano de trabalho com a OMS, que consiste em uma lista detalhada das atividades e produtos que o Centro Colaborador irá implementar para contribuir na realização de uma tarefa proposta pela organização. São exemplos de atividades:

  • realizar pesquisas para a OMS;
  • auxiliar no desenvolvimento de uma orientação da OMS;
  • coleta e análise de dados para um relatório da OMS;
  • divulgação de informações;
  • fornecer cursos de formação por solicitação da OMS;
  • padronização da terminologia;
  • fornecimento de assessoria técnica à OMS.

Com a duração original de um período de quatro anos, a designação é independente de apoio financeiro dado à instituição pela OMS. Todos os centros são escolhidos por iniciativa de um Departamento da OMS após a conclusão bem sucedida de vários anos de colaboração. Entre outros Centros Colaboradores reconhecidos pela Opas/OMS no Rio de Janeiro, estão o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no controle do fumo, a Universidade Aberta da Terceira Idade, no envelhecimento e saúde e o Instituto Oswaldo Cruz, no combate à leptospirose.

Conheça todos os Centros Colaboradores da OMS

Fotos/Ilustrações: 

OMS