Você está aqui

Revista RETS Nº 5

A 2a Reunião Geral da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde, realizada em dezembro passado, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), no Rio de Janeiro, é o principal assunto da quinta edição da Revista RETS. O objetivo é fazer com que mais pessoas possam ter acesso às discussões realizadas e aos temas apresentados durante o encontro, além de dar mais transparência às ações da Rede.

Nesse sentido, a Reunião pautou não só a matéria de capa, mas também a entrevista deste número, na qual a Diretora da EPSJV, Isabel Brasil, fala sobre a atuação e os desafios da Escola como Secretaria Executiva da RETS e sobre importantes questões relacionadas aos complexos processos de cooperação técnica, especialmente no âmbito internacional.

Na seção ‘Relato de experiências’, o leitor terá oportunidade de ver de que maneira um grupo de profissionais da Direção de Capacitação para a Saúde da Província de Buenos Aires está conseguindo atualizar e “recriar” um projeto de formação que rendeu bons frutos no passado para tentar atender demandas atuais.

Em ‘Glossário’, continuamos a tratar do termo ‘Educação de técnicos em saúde’ e, com base no trabalho desenvolvido pela pesquisadora da EPSJV Marise Ramos, apresentamos uma análise sucinta de mais duas correntes pedagógicas não críticas da educação: o tecnicismo e a pedagogia das competências.

O destaque na seção ‘Fique de olho’ vai para o lançamento, pela Aliança Mundial para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, do inglês Global Health Workforce Alliance), da Resources Requiriment Tool (RTT), uma nova tecnologia capaz de contribuir para a redução da escassez global de pessoal de saúde, por meio do aprimoramento do planejamento na área de recursos humanos.

Por fim, esta edição também marca o início do trabalho do Conselho Editorial da Revista RETS, constituído durante a reunião de dezembro. A ideia de criação de um conselho editorial surgiu da vontade de tornar o processo de produção da revista mais coletivo e, consequentemente, mais próximo das diferentes realidades nacionais e institucionais que compõem o universo da educação de técnicos de saúde. O resultado esperado é que a publicação, ao refletir cada vez mais os princípios e os propósitos da Rede, se torne ainda mais proveitosa para todos que se interessam pelos inúmeros aspectos do tema.

Boa leitura!

Secretaria Executiva da RETS

Ano: 

  • 2010

Arquivo: