Escola de Formação de Técnicos de Saúde de Benguela
País:
Tipo:
Sub-Rede:
Região:

As escolas de formação de técnicos de saúde (EFTS) de Angola enquadram-se no âmbito da reforma do ensino técnico profissional e foram criadas na ocasião da reforma do ensino técnico profissional através do Decreto Executivo Conjunto dos ministérios da Educação, Saúde e Administração do Território Nº 91/12 de 29 de fevereiro de 2012. As EFTS têm autonomia científica, pedagógica, administrativa e financeira.
Por meio do Decreto Executivo Conjunto MED/MINSA Nº 97/11 de 21 de julho foram instituídos 12 cursos pelas referidas escolas. Estes contemplam as áreas de análises clínicas, anatomia patológica, cardiopneumologia, dietética, enfermagem, estomatologia, farmácia, fisioterapia, ortótica, ortoprotesia, radiologia e saúde ambiental.
Sob tutela metodológica dos ministérios da Educação e Saúde e administrativa dos governos das províncias, as EFTS oferecem os seguintes cursos: médio técnico, promoção de auxiliares para técnicos médios, especialização e ação de formação contínua para técnicos.
EFTS – Benguela
A instituição oferece cursos técnicos em enfermagem, radiologia, análises clínicas e estomatologia e, neste ano, tem na sua grade formação em fisioterapia. Atualmente, dispõe de 355 vagas, das quais 225 são para o município sede da província e outras 130 para o Cubal, localizada a 150Km a Leste da cidade de Benguela. A escola homóloga implantada no município de Cubal atende a profissionais de Ganda, Caimbambo e Chongoroi.
O ingresso nos cursos se da por meio de exame de admissão em cultura geral, língua portuguesa, biologia e química. A EFTS, ex-Instituto Médio de Saúde (IMS) de Benguela, conta com 90 professores.
Documentos de referência
Cursos da escola
- Panfleto Análises Clínicas (Dez/2014)
- Panfleto Enfermagem (Dez/2014)
- Panfleto Estomatologia (Dez/2014)
- Panfleto Fisioterapia (Dez/2014)
- Panfleto Radiologia (Dez/2014)
- Gabinete de Inserção à Vida Ativa 1 (Dez/2014)
- Gabinete de Inserção à Vida Ativa 2 (Dez/2014)