• 12/11/2019 - Relatório lançado nesta segunda-feira (11/11) pelo Escritório Regional para a Europa da Organização Mundial da Saúde analisa atividades artísticas que buscam promover o bem-estar e afirma que as “artes” podem ser usadas para complementar ou aprimorar protocolos de tratamento. Entre outras coisas, estudo aponta que a prática da dança promove melhorias clinicamente significativas na capacidade motora de pessoas com doença de Parkinson.
  • 04/11/2019 - A Organização Mundial da Saúde relançou o portal Global Index Medicus, em 1 de novembro de 2019. O GIM promove acesso universal à literatura biomédica e de saúde pública produzida pelos e no contexto dos países de baixa-média renda. Com interface traduzida em sete idiomas, incluindo o português, o portal oferece a busca integrada a cinco bases regionais: África, Américas,  Mediterrâneo Oriental,  Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental.
  • 01/11/2019 - A implementação de medidas como os aumentos de preços e impostos reduziram em até 40% o número de fumantes no país. A informação é da médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq), Tania Cavalcante. 
  • 01/11/2019 - Um alvo terapêutico para o câncer de ovário foi identificado por pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos. Em artigo publicado na revista Cancer Research, eles descreveram a ação de uma pequena molécula de RNA (ácido ribonucléico) capaz de bloquear o processo de metástase (formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra), e reduzir o tumor quase por completo.
  • 16/10/2019 - Informação faz parte de novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância; dentre os lusófonos, Timor-Leste tem a taxa mais alta de desnutrição crônica; no Brasil, cerca de 6% das crianças com menos de quatro anos são obesas. Um número alarmante de crianças está sofrendo as consequências de dietas que não são saudáveis, alertou esta terça-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Pela primeira vez em 20 anos, o principal relatório do Unicef, o Estado Mundial da Criança, destaca o tema da alimentação.  
  • 14/10/2019 - Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da escola de medicina da Universidade de Vírginia, nos Estados Unidos, determinam o ponto zero do Parkinson. Já era sabido que a doença neurodegenerativa se daa pelo acúmulo das proteínas alfa-sinucleína no cérebro, mas agora é possível identificar como essas estruturas se formam e se espalham no organismo. 
  • 14/10/2019 - No âmbito do 8º Seminário Virtual da RETS, as pesquisadoras Virgínia Alonso Hortale (ENSP/Fiocruz) e Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa (Universidade de Vila Velha e ETSUS-Vitória, no Espírito Santo) discutiram a importância da acreditação na formação técnica em saúde. Entenda porque o tema se faz necessário nesse contexto. 
  • 09/10/2019 - A Organização Mundial da Saúde divulgou, nesta terça-feira, um estudo (em inglês) sobre a situação de pessoas que vivem com deficiência visual ou cegueira em todo o mundo. Em seu primeiro levantamento global sobre o tema, a Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que cerca de 2,2 bilhões de pessoas vivem nessa situação.
  • 07/10/2019 - O 8º Seminário Virtual da RETS ‘Acreditação de instituições formadoras de trabalhadores técnicos da saúde’ será realizado no dia 8 de outubro de 2019, às 14h (hora de Brasília), no Salão Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), com transmissão ao vivo pela RNP (em português e espanhol). No evento, realizado em parceria com as Redes Internacionais de Institutos Nacionais de Saúde (RINS) e com a Rede Latino Americana de Escolas e Centros Formadores de Saúde Pública (RESP), as pesquisadoras Virgínia Alonso Hortale (ENSP/Fiocruz) e Mônica Cola Cariello Brotas Corrêa (Universidade de Vila Velha e ETSUS-Vitória, no Espírito Santo) apresentarão aspectos conceituais e operacionais da questão, discutindo possibilidades e desafios que envolvem a aplicação dessa estratégia na formação dos técnicos em saúde. A mesa será coordenada pelo também coordenador de Cooperação Internacional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Helifrancis Condé. 
  • 04/10/2019 - Você sabia que a análise da qualidade da água para consumo humano é feita pela área de Saúde Ambiental, do Ministério da Saúde? Que a rubéola foi eliminada do Brasil em 2015 e que a vacina contra sarampo, a tríplice viral, também previne contra a rubéola? Saiba mais pelo Boletim Epidemiológico de 16 anos da SVS, lançado na última quarta-feira (25 de setembro), em Brasília. O informe tem como objetivo mostrar à população como a vigilância em Saúde está presente no dia a dia das pessoas, extrapolando temas como dengue e sarampo. 

Páginas