• 21/05/2015 - "O objetivo hoje é fortalecer as Redes Estruturantes e, assim, os sistemas de saúde dos países parceiros que reforcem o papel dos trabalhadores na construção dos sistemas universais voltados para a atenção primária. Além disso, buscamos levar um pouco da experiência do governo brasileiro e dessa instituição na formação e gestão em saúde". Foi com essas palavras que o diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Paulo César de Castro Ribeiro, abriu o 1º Seminário Virtual da RETS sobre a "Perspectiva intercultural na formação de Técnicos em Saúde", realizado no dia 20 de maio, na EPSJV, atual Secretaria Executiva da Rede. O Fórum de debate desse Seminário encontra-se aberto.
  • 19/05/2015 - A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) promove, no dia 20 de maio, a partir das 9h30 (horário de Brasília), o 1º Seminário Virtual da Rede sobre a “Perspectiva intercultural na formação de Técnicos em Saúde”. O evento, apresentado pela professora-pesquisadora Ana Lúcia Pontes*, acontecerá no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), e será transmitido on-line. O público-alvo são pesquisadores, estudantes e profissionais do campo das ciências da saúde.
  • 18/05/2015 - Desde a Conferência Internacional de Alma-Ata*, persistem as discussões sobre a concepção e a implementação de sistemas de Atenção Primária na América do Sul. Os diversos modelos de cuidado integral à saude adotados ao longo do tempo no continente são destaque no livro Atención Primaria de Salud en Suramérica, lançado pelo ISAGS/UNASUL, no último domingo (17), durante reunião preparatória do Conselho de Saúde Sul-Americano para a Assembleia Mundial de Saúde (AMS), em Genebra. Prevista no Plano Operativo Anual (POA) do ISAGS, a publicação é resultado de um amplo trabalho de mapeamento, articulação e consolidação das experiências de Atenção Primária de Saúde (APS) na região. O estudo contemplou desde aspectos técnicos – como metodologias de gestão e cuidado, mão de obra e financiamento -, até questões interculturais e intersetoriais presentes nos países.
  • 28/04/2015 - A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), atual Secretaria Executiva da RETS, anuncia o início dos trabalhos para a realização de uma pesquisa multicêntrica internacional que identifique e analise a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde em diferentes países. Os convites já estão sendo enviados para as instituições que integram a Rede, mas outras instituições de ensino e pesquisa também poderão participar desde que atendam aos requisitos estabelecidos e enviem até o dia 15 de maio de 2015 o ‘Formulário de interesse para participação na Pesquisa Multicêntrica’ devidamente preenchido. 
  • 27/04/2015 - O Dia Mundial da Malária, comemorado em 25 de abril, promoveu conhecimento e conscientizou sobre uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo. O Ministério da Saúde acredita que a redução no número de casos é reflexo, principalmente, da descentralização das ações de prevenção e controle da doença, da oferta de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. O diagnóstico e o tratamento oportuno e adequado dos casos, além de medidas específicas de controle do mosquito transmissor, são as mais importantes estratégias para controlar e prevenir a malária.

Páginas