• 30/01/2015 - A hanseníase, popularmente conhecida como lepra, é uma das doenças mais longevas da História, identificada em relatos já no século 6 a.C.. E, apesar de erradicada na Europa e nos Estados Unidos, ainda é um dos grandes problemas nacionais de saúde pública. O Brasil é o segundo país do mundo com maior incidência da patologia — perde apenas para a Índia. Dados preliminares do Ministério da Saúde apontam 24,6 mil novos casos em 2014. Mas esse número deve aumentar na contabilidade final, que só será divulgada em março. O que significa que o país ainda está muito longe de erradicar a doença, meta divulgada em 2012.
  • 30/01/2015 - A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) apresenta on-line o primeiro fascículo de 2015 da Revista Trabalho, Educação e Saúde. A edição entra no debate sobre a internacionalização da produção científica brasileira, acenada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Scielo. A edição traz ainda artigos originais sobre atenção primária da Opas nos anos 2000, modelos de gestão do trabalho no setor público de saúde, políticas educacionais em saúde, ACS, visita domiciliar como estratégia de aproximação da realidade social e política nacional de humanização em hospitais públicos.
  • 29/01/2015 - Um dia após a apresentação do Panorama Social 2014 da CEPAL - documento elaborado anualmente pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a América Latina e o Caribe – oISAGS recebeu a Oficial da Divisão de Desenvolvimento Social da Comissão, Ana Sojo. A visita faz parte da semana presencial do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Sociais da Saúde, o primeiro organizado pelo ISAGS.
  • 26/01/2015 - Líderes de todo o mundo discutiram a necessidade de uma ação corajosa, em resposta ao crescente impacto humano e econômico de câncer, durante o encontro anual do Fórum Econômico Mundial, que realizado nos dias 23 e 24, em Davos, na Suíça. O tema dominará duas sessões: O caminho para a cura do câncer - Quais são os progressos na prevenção e terapia de câncer? e A Globalização de Doenças Não-transmissíveis.
  • 21/01/2015 - Entre os dias 26 e 30 de janeiro será realizada a etapa presencial do curso Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Social da Saúde, o primeiro oferecido pelo ISAGS. Como parte do programa, o Instituto recebe a Oficial de Assuntos Sociais da Divisão de Desenvolvimento Social da CEPAL, Ana Sojo, para a conferência online Determinação social da saúde na América Latina”. A palestra será transmitida na terça-feira, 27, às 16h (GTM-3) através do link anasojo.isags-unasur.org em espanhol, com tradução simultânea para o inglês.

Páginas