• 19/11/2014 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) e Aliança Global para a Força de Trabalho em Saúde (GHWA, sigla em inglês), com os seus parceiros, estão progredindo na agenda de recursos humanos em saúde. Liderando os esforços de desenvolvimento de estratégia da OMS, Jim Campbell, diretor executivo da GHWA e Diretor do Departamento de Recursos Humanos em Saúde da OMS, afirmou que "há uma comunidade ressurgente em RHS que estão melhor informados sobre o que deve estar na Estratégia Global e na agenda contemporânea em apoio e soluções de força de trabalho sustentável, incluindo a necessidade de sua governança e financiamento”. A estratégia global relevante para a agenda de desenvolvimento pós-2015 vai inspirar um movimento de ação multissetorial em RHS, e a implementação a nível nacional e global.
  • 19/11/2014 - Chefes de Estado dos países que compõem o chamado G20 se comprometeram a fazer o que for preciso para garantir a continuidade das ações internacionais para tratar as vítimas da doença e tentar conter o atual surto de ebola. “Os membros do G20 se comprometem a fazer o que for necessário para garantir o esforço internacional para extinguir o surto e tratar seus custos econômicos e humanitários. Vamos trabalhar por meio de canais bilaterais, regionais e multilaterais, e em parceria com as partes interessadas não governamentais”, afirmam os líderes internacionais em uma declaração conjunta, divulgada durante a 9ª Cúpula do G20, que acontece em Brisbane, Austrália.
  • 19/11/2014 - De que forma a proteção à propriedade intelectual limita o direito à saúde? Que fatores têm colocado em xeque o acesso à saúde na América do Sul? Como equilibrar essa equação, de modo a promover a inovação tecnológica em saúde e, ao mesmo tempo, garantir o acesso das populações a esses serviços? Para debater este tema – que está na pauta de instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) – o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) convida a cientista política, ex-consultora da OMS e professora da Universidade George Washington (EUA), Susan K. Sell, para conferência especial em Buenos Aires, dia 3 de dezembro, às 10h (GMT-3).
  • 17/11/2014 - Transtornos mentais, drogas, violências, desigualdades sociais: esses são alguns dos principais problemas aos quais os profissionais da atenção básica têm que lidar em seu cotidiano de trabalho. O Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos da ENSP (LabMep), pensando numa forma de alertar e orientar a sociedade e os profissionais a respeito desses agravos, produziu os Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Os exemplares, que abordam essas questões na perspectiva da saúde pública com base nas charges do cartunista Mayrink e trazem uma linguagem de fácil compreensão, agora estão reunidos numa edição-síntese, no formato de um livro, intitulado Os Males Humorados.
  • 13/11/2014 - O cuidado em saúde, as pesquisas nacionais cruzadas, a regulação e as reformas do setor foram os principais temas abordados durante a conferência "Os desafios dos sistemas universais de saúde no século XXI", proferida na última quarta-feira (12) por Theodore Marmor, Professor Emérito da Universidade de Yale. Marmor  veio ao Rio de Janeiro a convite do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) para abrir a oficina "Fortalecer o Estado, Regular o Mercado: Os desafios dos sistemas nacionais de saúde da UNASUL".

Páginas