• 04/03/2015 - Com o objetivo de aumentar a consciência sobre o impacto das anomalias congênitas, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), junto com outras 11 organizações líderes em saúde global,  promoveu pela primeira vez a comemoração do Dia Mundial dos Defeitos do Nascimento, no último dia 3 de março.
  • 26/02/2015 - Com o fim do prazo para alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para 2015, diversos países que estiveram reunidos na Conferência Rio+20 concordaram com a necessidade de estabelecer novas metas para o desenvolvimento humano. Essas metas se transformaram nos chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que levaram o mundo a pensar em uma Agenda de Desenvolvimento pós-2015 que continue acompanhando os esforços propostos pelos ODM.
  • 24/02/2015 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu que os países afetados por 17 doenças tropicais negligenciadas aumentem seus investimentos financeiros no combate a essas enfermidades, uma ação que poderia beneficiar diretamente a saúde e o bem-estar de mais de 1,5 bilhão de pessoas. Ao aumentar o investimento em apenas 0,1% dos gastos domésticos em saúde, governos de países de baixa e média renda podem evitar a prevenção de doenças como leishmaniose, hanseníase, doença de chagas, dengue, raiva, entre outras.
  • 24/02/2015 - De acordo com um estudo da agência das Nações Unidas, a má utilização de seringas causou em 2010 mais de dois milhões de infecções com os vírus da hepatite B e C, e mais de 30 mil casos de HIV. Por essa razão, a Organização Mundial de Saúde (OMS) apela para que todas as unidades de saúde adotem seringas inteligentes ou de uso único. A campanha destina-se a acabar com as injeções inseguras, em que as mesmas seringas são utilizadas mais que uma vez. 
  • 24/02/2015 - A primeira edição de 2015 da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruztraz artigos científicos de interesse nacional e internacional. Dentre os destaques, está um artigo que propõe o uso de uma espécie de suíno como modelo para pesquisas sobre a toxoplasmose, doença que atinge grande parte da população mundial. No campo da Paleontologia, a revista publica o achado do verme Trichuris trichiura, causador de um quadro grave de diarreia em crianças, em uma múmia brasileira do período pós-colonial. Malária, doença de Chagas e leishmaniose também são temas desta edição.

Páginas