• 24/03/2015 - O enfrentamento de uma possível epidemia de chikungunya no país é o mote do 1° Seminário Centro-Oeste de Chikungunya: novo Desafio para a Saúde Pública nas Américas. Promovido pelo escritório da Fiocruz no Mato Grosso do Sul, o evento será realizado nos dias 9 e 10 de abril, na Universidade Anhanguera-Uniderp, em Campo Grande (MS). A iniciativa reunirá profissionais do SUS, representantes de instituições que integram a rede pública e privada de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores de diversas regiões do Brasil. Os tópicos para discussão serão ações de manejo clínico; ações de controle; ações de vigilância; e ações para o controle e manejo da dengue. 
  • 10/03/2015 - A edição n° 150 de março de 2015 da Revista Radis, que está on-line, debate o que está por trás da desoneração fiscal. De acordo com a matéria de capa, a lógica utilizada pelo governo e pelo setor empresarial de menos impostos e contribuições, mais crescimento econômico, mais emprego e bem estar para a população, visando defender a política de renúncias e desonerações parece simples, mas esconde o real impacto da diminuição da arrecadação que financia a Seguridade Social: menos direitos sociais para todos os brasileiros. A estimativa da Receita Federal é que, em 2014, o governo abriu mão de recolher R$ 136,5 bilhões somente com as contribuições sociais. Somado aos impostos, este valor chega a cerca de 250 bilhões perdidos com desonerações e renúncias, informa a revista.
  • 09/03/2015 - A revista RETS reafirma sua vontade de divulgar relatos de experiência. Portanto, estamos aceitando artigos na área de formação de trabalhadores técnicos em saúde,  que serão publicados ao longo do ano. Todas as experiências são fundamentais para ampliar a reflexão sobre inúmeras questões referentes à formação desses trabalhadores que, apesar de exercerem um papel relevante nos sistemas nacionais de saúde, nem sempre têm sua importância reconhecida. Veja como participar e não deixe de nos enviar o seu relato.
  • 04/03/2015 - Com o objetivo de aumentar a consciência sobre o impacto das anomalias congênitas, a Organização Pan-Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), junto com outras 11 organizações líderes em saúde global,  promoveu pela primeira vez a comemoração do Dia Mundial dos Defeitos do Nascimento, no último dia 3 de março.
  • 26/02/2015 - Com o fim do prazo para alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para 2015, diversos países que estiveram reunidos na Conferência Rio+20 concordaram com a necessidade de estabelecer novas metas para o desenvolvimento humano. Essas metas se transformaram nos chamados Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que levaram o mundo a pensar em uma Agenda de Desenvolvimento pós-2015 que continue acompanhando os esforços propostos pelos ODM.

Páginas