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Publicado em: 20/11/2023

Seminário Internacional: Simulação Clínica na Formação de Técnicos em Saúde no contexto Ibero-Americano: desafios e perspectivas

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O seminário, que será realizado no dia 4 de dezembro (manhã e tarde), na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), com transmissão em português e espanhol pelo YouTube, reunirá especialistas de seis países. O objetivo é aprofundar o conhecimento da simulação clínica como estratégia de ensino aprendizagem e a discussão de processos de inserção da simulação na formação dos técnicos em saúde.

O evento é parte de um projeto aprovado no 1º Concurso de projetos para redes inscritas no Registro de Redes Ibero-Americanas da Secretaria Geral Ibero-Americana (Segib) e conta com recursos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

Além do seminário, aberto ao público em geral e voltado ao compartilhamento de abordagens teórico-metodológicas e experiências de simulação clínica em instituições de formação em saúde, também será realizada, no dia 5 de dezembro, uma Oficina de Trabalho para convidados, na qual serão discutidas as principais estratégias – de ensino, pesquisa, articulação institucional e cooperação - para avançar na implementação de programas de simulação clínica em instituições de formação de técnicos de saúde no contexto ibero-americano.

Simulação e novos processos de ensino-aprendizagem

Nas últimas décadas a simulação clínica vem tornando uma estratégia pedagógica integral nas instituições de ensino de ciências da saúde de diversos países, articulando recursos, oportunidades e conhecimento entre todos os seus membros.  Sua adoção como metodologia de ensino proporciona desde o treinamento de habilidades básicas e simples (capacidades cognitivas, afetivas e psicomotoras mobilizadas em determinado contexto para a realização de tarefas) até as mais complexas, envolvendo aspectos organizacionais e comportamentais (trabalho em equipe, atividade global ou conjunto de atos de um indivíduo perante uma situação), o que permite aos aprendizes atuar em ambiente protegido e seguro, com possibilidade da repetição de uma tarefa inúmeras vezes e oportunidade para que todos possam praticar igualmente.

A experiência clínica simulada confere maior suporte ao aprendizado clínico, oferecendo diferentes situações com complexidades variadas, de acordo com os objetivos de aprendizagem e etapa da formação do estudante.

O reconhecimento da relevância do ensino baseado em simulação nas universidades e instituições de ensino tem repercutido na maior oferta de cursos, na ampliação de encontros e congressos da área e na criação de associações e redes ligadas ao tema.

Ainda assim, percebe-se a necessidade de maior articulação e investimento para o fortalecimento dessa prática e a implantação de laboratórios e centros de simulação nas instituições formadores de técnicos em saúde.

Especialistas convidados

Aida Camps Gómez (Espanha)

Enfermeira, com Licenciatura em Psicologia. Responsável pelo Centro Internacional de Simulação e Alto Rendimento (Cisarc), Universidade de Manresa, Espanha. Presidente da Sociedade Espanhola de Simulação e Segurança do Paciente (Sessep).

Gabriel Muntaabski (Argentina)

Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Coordenador Nacional da Rede Nacional de Simulação Clínica da Argentina (ReNaSic). Coordenador do Programa Nacional de Formação em Enfermagem (Pronafe) e Coordenador da Area da Saúde do Instituto Nacional de Educação Tecnológica (Inet), do Ministério de Educação da Argentina.

Soledad Armijo Rivera (Chile)

Médica Cirurgiã, Mestre em Educação Médica para as Ciências da Saúde. Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Unidade de Simulação e Inovação em Saúde da Universidade de San Sebastian, Chile. Presidente da Sociedade Chilena de Simulação Clínica e Segurança do Paciente (Sochisim).

Maria Elena Zuleta Uribe (Colômbia)

Enfermeira, especialista em Cuidados à Criança em estado Crítico. Instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem (Sena) há 16 anos, com experiência em atendimento pré-hospitalar e simulação clínica. Atualmente, está vinculada ao Sena - Valle del Cauca, Cali.

Alessandra Vaccari (Brasil)

Enfermeira, Mestre e Doutora em Saúde da Criança. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Integrante do Conselho Diretor da Federação Latino-americana de Simulação Clínica e Segurança do Paciente (Flasic). 

Gustavo Norte (Portugal)

Médico Anestesiologista. Docente do Laboratório de Competências (LaC) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Beira Interior, Portugal. Presidente da Sociedade Portuguesa de Simulação aplicada às Ciências da Saúde (SPSim).

 

O programa do evento

9h30 - Mesa de abertura

9h45 - Palestra “Simulação clínica como estratégia de ensino-aprendizagem na formação em saúde: desafios para a incorporação de técnicos em cenários interdisciplinares e interprofissionais”

  • Aída Camps Gómez (Espanha)

10h45 - Coffee break

11h - Palestra “Implantação de Laboratórios e Centros de Simulação Clínica: estrutura, equipes e processos”.

  • Gabriel Muntaabski (Argentina)

12h - Intervalo

14h - Mesa-redonda 1 “Mostra de experiências de simulação no ensino da saúde no contexto Ibero-Americano”

  • Soledad Armijo Rivera (Chile) - "Integração curricular da simulação na formação de técnicos em saúde: principais aspectos a serem considerados no projeto de um programa de simulação interprofissional".

  • Maria Elena Zuleta Uribe (Colômbia) - "Inclusão da simulação em programas de formação para técnicos de serviços de saúde com baseados na estratégia de atenção primária à saúde".

15h30 - Coffee break

15h45 - Mesa-redonda 2 “Mostra de experiências de simulação no ensino da saúde no contexto Ibero-Americano”

  • Alessandra Vaccari (Brasil) - "Construção e validação de cenários de simulação clínica: desafios e possibilidades na formação de técnicos de saúde".

  • Gustavo Norte (Portugal) - "A simulação como metodologia de aprendizagem: desenvolvimento colaborativo por centros e sociedades de simulação em nível nacional e internacional - A experiência do registro nacional de centros de simulação e o treinamento básico para instrutores de simulação".

17h - Encerramento

Sobre o Projeto

O objetivo geral do projeto, apresentado pela Rede Ibero-Americana de Educação de Técnicos em Saúde (RIETS) e aprovado pela Segib em julho deste ano, é fortalecer a capacidade dos membros da Rede de avaliar e projetar a incorporação de metodologias de ensino-aprendizagem baseadas em dispositivos de simulação. No caso dos objetivos específicos, eles podem ser divididos em pedagógicos e estratégicos.

Pedagógicos

  • Discutir as potencialidades da simulação como estratégia de ensino-aprendizagem na formação de técnicos em saúde;

  • Reconhecer os múltiplos cenários e estratégias de simulação utilizadas nos cursos da área da saúde, ciência e tecnologia; e

  • Conhecer a aplicabilidade, a incorporação e os benefícios da simulação no ensino e aprendizagem na saúde.

Estratégicos

  • Compartilhar conhecimentos, experiências e abordagens teórico-metodológicas sobre a simulação visando o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico na formação de técnicos em saúde;

  • Analisar as etapas, requerimentos e desafios de implantação de programas, laboratórios e centros de simulação no ensino;

  • Estimular o estabelecimento de cooperações técnicas entre as instituições-membro da Rede, especialmente com aquelas que ainda não fazem uso dessa metodologia; e

  • Promover a ampliação e o fortalecimento da rede na região Ibero-americana por meio da articulação entre os atuais membros e a incorporação de outras instituições e países à RIETS.

Serviço 

Evento: Seminário Internacional: Simulação Clínica na formação de Técnicos em Saúde  no contexto Ibero-Americano - desafios e perspectivas

Dia: 4 de dezembro de 2023

Horário: de 9h30 às 12h e de 14h às 17h

Local: Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz

Av. Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro

Transmissão em português: https://youtube.com/live/gftPQunHWw0?feature=share

Transmissão em espanhol: https://youtube.com/live/4BDkd8CoaYI?feature=share

 

Fotos/Ilustrações: 

Simulação (EEAAC/UFF - Brasil)