Você está aqui

Da coerção à coesão: Tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde e não da punição

Postado em: 
23/06/2016

Resenha / Resumo: 

Documento para discussão com base em uma oficina técnica. O objetivo de “Da coerção à coesão: tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde e não da punição”, é promover uma abordagem de tratamento da dependência de drogas voltada à saúde. As Convenções Internacionais de Controle de Drogas dão aos Estados-Membros a flexibilidade para adotar essa abordagem. O tratamento oferecido como alternativa a sanções penais deve ser baseado em evidências e estar em conformidade com normas éticas. Este documento descreve um modelo de referência que sai do sistema de justiça penal para o sistema de tratamento e que seja mais eficaz do que o tratamento compulsório, o que resulta em menos restrição da liberdade, é menos estigmatizante e oferece melhores perspectivas para o futuro do indivíduo e da sociedade.

Instituição: 

Unodc

Arquivos: 

Ano da Publicação: 

2009

Idioma da publicação: 

Português

Palavras-chave: 

Coerção
Coesão
Tratamento
Dependência
Drogas
Cuidados
Saúde
Punição
2009
Unodc

Na 'Biblioteca da RETS' você encontra livros, textos, vídeos, apresentações e outros materiais capazes de contribuir para o aprimoramento da educação dos trabalhadores técnicos da saúde.

Você também pode compartilhar o resultado de seu trabalho ou de sua pesquisa e nos ajudar a enriquecer nosso acervo, indicando outros materiais que possam ser divulgados por nós. Use e abuse do espaço e não deixe de enviar suas críticas ou sugestões a fim de que possamos aprimorar nossa iniciativa.

 

Colabore conosco

Buscar publicação