• 28/04/2015 - A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), atual Secretaria Executiva da RETS, anuncia o início dos trabalhos para a realização de uma pesquisa multicêntrica internacional que identifique e analise a oferta quantitativa e qualitativa de formação de trabalhadores técnicos em saúde em diferentes países. Os convites já estão sendo enviados para as instituições que integram a Rede, mas outras instituições de ensino e pesquisa também poderão participar desde que atendam aos requisitos estabelecidos e enviem até o dia 15 de maio de 2015 o ‘Formulário de interesse para participação na Pesquisa Multicêntrica’ devidamente preenchido. 
  • 27/04/2015 - A ameaça da chegada do vírus Chikungunya na Argentina, a presença de uma bactéria em carne de frango de marcas comerciais brasileiras, a matemática auxiliando a vacinação contra a febre amarela e o perfil de pacientes com tuberculose resistente a medicamentos são temas de destaque da edição de abril da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. A publicação traz, ainda, artigos sobre leishmanioses, hepatite C, doença de Chagas e esquistossomose. 
  • 27/04/2015 - O Dia Mundial da Malária, comemorado em 25 de abril, promoveu conhecimento e conscientizou sobre uma doença que atinge milhões de pessoas no mundo. O Ministério da Saúde acredita que a redução no número de casos é reflexo, principalmente, da descentralização das ações de prevenção e controle da doença, da oferta de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os sintomas mais comuns são dor de cabeça, dor no corpo, fraqueza, febre alta e calafrios. O diagnóstico e o tratamento oportuno e adequado dos casos, além de medidas específicas de controle do mosquito transmissor, são as mais importantes estratégias para controlar e prevenir a malária.
  • 17/04/2015 - A Semana Mundial da Imunização, realizada 24-30 de Abril de 2015, marcará uma renovação dos esforços mundiais, regionais e nacionais para reunir medidas que aumentem a conscientização e a demanda de vacinação por parte das comunidades e melhorem os serviços de imunização. A campanha deste ano centra-se no preenchimento das lacunas na imunização, visando alcançar a equidade em relação aos níveis de imunização, como indica o Plano de Ação Mundial para as Vacinas. O plano, aprovado por 194 Estados-membros da OMS na Assembleia Mundial da Saúde, em maio de 2012, é um marco destinado a evitar milhões de mortes até 2020, por meio do acesso universal às vacinas.
  • 17/04/2015 - A Presidência da Fiocruz lançou o edital de pesquisa no qual serão contemplados Projetos de Pesquisa Aplicada nas áreas de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão de Sistema e Serviços de Saúde para o SUS. Os temas são Atenção Primária de Saúde (APS) e Institutos Nacionais de Saúde da Fiocruz e em ambos, os projetos deverão propor soluções inovadoras para melhorar o acesso a ações e serviços do SUS. Os projetos terão dois anos para execução dos recursos.

Páginas