• 23/06/2015 - A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) promove, no dia 9 de julho, a partir das 9h30 (horário de Brasília), seu 2º Seminário Virtual. O evento, cujo tema será “Vigilância em saúde e Atenção Primária: o território e as práticas locais”, será apresentado pela professora-pesquisadora Grácia Gondim e acontecerá no Auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). O seminário será transmitido on-line (www.fiocruz.tvq.com.br) em português e em espanhol. O público-alvo são pesquisadores, estudantes e profissionais do campo das ciências da saúde. 
  • 19/06/2015 - A profissionalização dos agentes comunitários indígenas de saúde levou a Fundação Oswaldo Cruz a ser selecionada entre as 25 melhores iniciativas de inovação social na saúde. No final do ano, as soluções serão compiladas na publicação ‘Inovação Social em Saúde’, da Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa selecionada é o Curso Técnico de Agente Comunitário Indígena de Saúde, coordenado pela Escola Politécnica  de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), a Secretaria Estadual de Educação e Controle da Qualidade da Educação do Estado do Amazonas (SEDUC/AM)  e a Fiocruz Amazonas, que promoveu a educação formal e profissionalização em saúde dos agentes comunitários indígenas, capacitando-os a desempenhar um papel importante na Atenção Primária em Saúde e controle social. 
  • 15/06/2015 - A edição de maio do Informe ISAGS é sobre a participação da Unasul na 68ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS). A publicação resume os comentários do Movimento para a Saúde dos Povos (PHM, do inglês People's Health Movement) sobre as propostas da OMS que são de interesse no bloco, revela a posição do secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper, a respeito da intervenção da Unasul na AMS e traz uma entrevista com Fernando Rosales, representante da Missão Permanente da Bolívia, em Genebra, sobre a importância da presença do bloco nos fóruns internacionais de saúde global.  
  • 03/06/2015 - "O objetivo hoje é fortalecer as Redes Estruturantes e, assim, os sistemas de saúde dos países parceiros que reforcem o papel dos trabalhadores na construção dos sistemas universais voltados para a atenção primária. Além disso, buscamos levar um pouco da experiência do governo brasileiro e dessa instituição na formação e gestão em saúde". Foi com essas palavras que o diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Paulo César de Castro Ribeiro, abriu o 1º Seminário Virtual da RETS sobre a "Perspectiva intercultural na formação de Técnicos em Saúde", realizado no dia 20 de maio, na EPSJV, atual Secretaria Executiva da Rede. O Fórum de debate desse Seminário encontra-se aberto.
  • 27/05/2015 - Em seu discurso o Ministro da Saúde do Brasil, Arthur Chioro, destacou o Programa Mais Médicos, desenvolvido para o provimento de profissionais no interior e em periferias do Brasil. “O Programa Mais Médicos, estruturado através do diálogo, parceria com a OPAS e OMS e da troca de experiências com muitos dos aqui presentes, garantiu o acesso à Atenção Básica de 63 milhões de brasileiros”, ressaltou Chioro. Em sua fala o ministro defendeu mais esforços no enfrentamento da obesidade infantil e propôs à OMS que a discussão seja tema da próxima Assembleia. Chioro ressalta que o desafio é que países em desenvolvimento não migrem da desnutrição para o excesso de peso, como aconteceu em muitos países, como o Brasil.

Páginas