• 16/12/2014 - Todos os dias, milhões de mulheres e meninas sofrem violência no mundo. Este abuso assume muitas formas, incluindo violência física e sexual por parceiros, mutilação genital feminina, casamento infantil forçado, tráfico sexual e estupro. A Série Lancet sobre a violência contra mulheres e meninas mostra que tal abuso pode ser evitado.
  • 05/12/2014 - No dia 4 de dezembro, o Suriname entregou ao Uruguai a Presidência Pro Tempore da Unasul. Presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse, anunciou o relatório de gestão, que iniciou em 2008. Bouterse ainda destacou a importância da integração e parabenizou o presidente do Equador, Rafael Correa, pela construção da nova sede da Unasul. José Mujica, que hoje é o presidente Pro Tempore, enfatizou que a integração é essencial. “Temos de aprender com nosso passado, nossas derrotas, com a dívida social que a América Latina tem... A integração é um edifício colossal que deve ser construído com base em uma realidade tangível”.
  • 02/12/2014 - Aclamado internacionalmente por ter criado um programa de prevenção e tratamento considerado progressista e inclusivo, o Brasil vive um momento delicado no que se refere à prevenção de novos casos. Segundo o Boletim Epidemiológico em HIV/Aids de 2013 divulgado pelo Ministério da Saúde, entre 2003 e 2012 a incidência de casos de Aids no Norte brasileiro apresentou um aumento de 92,7%; no Nordeste, foi de 62,6%. Por outro lado, as regiões Sul e Sudeste, que concentram a maior parte dos casos diagnosticados, apresentaram um recuo de 0,3% e 18,6%, respectivamente.
  • 19/11/2014 - Chefes de Estado dos países que compõem o chamado G20 se comprometeram a fazer o que for preciso para garantir a continuidade das ações internacionais para tratar as vítimas da doença e tentar conter o atual surto de ebola. “Os membros do G20 se comprometem a fazer o que for necessário para garantir o esforço internacional para extinguir o surto e tratar seus custos econômicos e humanitários. Vamos trabalhar por meio de canais bilaterais, regionais e multilaterais, e em parceria com as partes interessadas não governamentais”, afirmam os líderes internacionais em uma declaração conjunta, divulgada durante a 9ª Cúpula do G20, que acontece em Brisbane, Austrália.
  • 19/11/2014 - De que forma a proteção à propriedade intelectual limita o direito à saúde? Que fatores têm colocado em xeque o acesso à saúde na América do Sul? Como equilibrar essa equação, de modo a promover a inovação tecnológica em saúde e, ao mesmo tempo, garantir o acesso das populações a esses serviços? Para debater este tema – que está na pauta de instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) – o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) convida a cientista política, ex-consultora da OMS e professora da Universidade George Washington (EUA), Susan K. Sell, para conferência especial em Buenos Aires, dia 3 de dezembro, às 10h (GMT-3).

Páginas