Você está aqui

Publicado em: 02/02/2016

Já está disponível o vídeo do 2º Seminário Virtual da RETS 'Vigilância em saúde e atenção primária: o território e as práticas locais'

imprimirimprimir 
  • Facebook

Em parceria com a Opas/OMS e o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), a Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) promoveu, no dia 9 de julho de 2015, o seu 2º Seminário Virtual. No evento, o tema 'Vigilância em saúde e Atenção Primária: o território e as práticas locais' foi apresentado pela professora-pesquisadora Grácia Gondim.  O seminário ocorreu no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e foi transmitido on-line em português e em espanhol. O público-alvo dos seminários virtuais da RETS engloba pesquisadores, estudantes e profissionais do campo das ciências da saúde. 

Grácia Gondim é doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ - 2011), mestre em Saneamento Ambiental pela ENSP/FIOCRUZ (1996), especialista em Engenharia Sanitária (ENSP/FIOCRUZ, 1993), Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ e NESC/UFRN, 1991) e em Arquitetura do Sistema de Saúde (MS/UNB, 1986). Além de ser graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula (1982) e professora e pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Tem experiência na área de Saúde Pública e da Saúde Coletiva, com ênfase Vigilância da Saúde - sanitária e ambiental. Atua principalmente nos seguintes temas: território, espaço e saúde; vigilância sanitária, vigilância da saúde, vigilância em saúde ambiental; territorialização em saúde; educação territorializada; políticas, planejamento e programação em saúde.

Atendendo ao Planos de Trabalho da RETS (2014 –2017), da RETS-Unasul (2014-2015) e da RETS- CPLP (2014-2017), a série de seminários busca ampliar a participação das instituições formadoras de técnicos em saúde, através do uso de novas tecnologias nos debates sobre temas identificados como prioritários, garantindo uma maior articulação e cooperação entre os membros das Redes de maneira a estimular o desenvolvimento de pesquisas que possam influir na educação profissional e formulação de políticas públicas dos países.

Vídeo do seminário: em baixa resolução, em resolução media

Material educativo de referência: